Sport Clube do Bairro

Associao Desportiva, Cultutral e Recreativa

bookmark bookmark

Responsáveis:
Nuno Eusébio
Osvaldo
Álvaro
João Tomás
Pedro Martins
Luís Cláudio
Nuno Jesus
Fábio Miguel
Miguel Oliveira

Trata-se de uma secção especificamente dedicada a actividades desportivas e com potencial económico para apoiar as restantes secções.

Pretende promover actividades e projectos para todos os sócios e habitantes do Bairro Senhora da Luz assim como desenvolver actividades para crianças, jovens e idosos criando novas estruturas no parque desportivo anexo à colectividade.

O desporto tem sido desde sempre, e irá continuar a ser uma aposta da Associação, de forma a proporcionar aos habitantes do Bairro, a ocupação dos seus tempos livres de uma forma saudável, combatendo desta assim o sedentarismo que cada vez mais, infelizmente assola a nossa sociedade. Ao mesmo tempo os jovens ficam mais a salvo dos maus vícios, encontrando no desporto uma forma feliz e sadia de viver a vida.

Nesta área temos apostado nos jogos populares e tradicionais como são exemplo os jogos do Chinquilho, da malhinha e os jogos de cartas.

Também o futebol ocupa um lugar muito especial nesta colectividade uma vez que está na génese da sua formação. Nos tempos que correm não é a actividade de maior importância uma vez que os jovens são cada vez menos, fruto de um êxodo para a cidade e da baixa taxa de natalidade que tem vindo a caracterizar a nossa comunidade nos últimos 20 anos. Mesmo assim as sucessivas direcções têm feito um grande esforço ao promover jogos de futebol entre colectividades e perpetuando o tão celebre jogo entre solteiros e casados no dia 1 de Janeiro, todos os anos.

Em Julho de 2009 iniciámos a prática do futsal com a organização de torneios, campeonatos e jogos com colectividades convidadas. Também a formação de jogadores com a criação de uma escola de futebol/ futsal poderá ser uma das apostas para um futuro muito próximo.

Neste ano de 2010 iremos promover o alguns torneios de Futsal do Sport Clube do Bairro. Serão eventos que não se irão esgotar no desporto mas que estarão revestidos de outras actividades ligadas à cultura, ao lazer e ao entretenimento.

Na área do desporto contamos também com a ginástica de manutenção todas as semanas. Na actividade física os habitantes do bairro podem fazer exercício com o apoio de um professor de educação física.

Daremos continuidade a alguns eventos desenvolvidos no plano de actividades do ano anterior, nomeadamente ao convívio de pesca desportiva que se realizará no inicio do mês de Maio na Lagoa de Óbidos.

É nossa ambição criar também um espaço dedicado exclusivamente ao Chinquilho e incentivar os habitantes do Bairro a voltar ao jogo do 31, ao jogo da bola e da bilharda com a promoção de momentos específicos para a prática de jogos populares e tradicionais.