Sport Clube do Bairro

Associao Desportiva, Cultutral e Recreativa

bookmark bookmark

Responsáveis:
José Teixeira
Bruno Teixeira
Álvaro Silva
Miguel Oliveira

A Secção Musical surge, em primeiro lugar, com o intuito de sensibilizar os sócios e habitantes do Bairro para a música, ouvindo ou iniciando a prática de um instrumento. É nossa intenção fomentar o gosto pela música através de cursos e acções de formação para crianças e jovens do Bairro.

Pretendemos desenvolver projectos em que a música se assuma como a grande estratégia para alcançar objectivos desenvolvendo o potencial imaginativo, a criatividade e a personalidade dos participantes. A música tem o poder de desenvolver a autoconfiança, a motivação, a inibição, a concentração, a autodisciplina, e muito mais.

Criámos esta secção porque temos a consciencia de que a música nos pode oferecer “uma variedade infindável de objetivos simbólicos que podem ser altamente reveladores e transformadores: ela enriquece o espírito, expande o nosso universo interior e refina a percepção crítica do ambiente que nos rodeia (http://sensibilizandooprofessor.wordpress.com/).

O outro grande objectivo que pretendemos alcançar é reactivar o antigo conjunto musical do Bairro Senhora da Luz – Os Secas do Castiço.

Os Secas do Castiço são um grupo musical fundado por habitantes do Bairro Senhora da Luz em meados dos anos 80. Terminaram as suas actuações em 1992.

Actualmente um grupo de sócios do Sport Clube do Bairro organizou-se para dar uma nova vida a este grupo musical que em tempos tanto animou as gentes do concelho de Óbidos e dos concelhos mais próximos.

Nos últimos anos alguns dos fundadores do grupo juntaram novos elementos e actuaram em festas do concelho, nomeadamente na festa “Saberes e Sabores” da Junta de Freguesia de Santa Maria, no aniversário do Sport Clube do Bairro e noutros eventos promovidos na nossa aldeia.
Com uma nova direcção, esta associação criou a secção musical para reactivar este grupo e para desenvolver mais projectos de música com as crianças, os jovens e os seniores deste lugar.

Estão já a decorrer ensaios e em breve teremos o prazer de ouvir ao vivo os Secas do Castiço.