Sport Clube do Bairro

Associao Desportiva, Cultutral e Recreativa

bookmark bookmark

Responsáveis:
Fernando Pires
Luís Lourenço
Marco Policarpo

Esta secção está exclusivamente direccionada para o radio modelismo como a própria designação o indica.

É nossa intenção dar continuidade às obras de construção da pista e criar condições para que a curto prazo consigamos atrair mais praticantes e novos sócios para a colectividade.

O primeiro objectivo, depois de concluída a pista, é organizar provas de competição nacional e integrar o circuito das melhores pistas do país.

Para que se conheça um pouco melhor desta modalidade: O radio modelismo é um hobbie que tem ganho ao longo do tempo cada vez mais adeptos. De uma forma muito simples, o radio modelismo é a construção de modelos à escala em que é incluído um motor e controlo por rádio para dirigir o modelo. Estes modelos, que poderão ser carros, aviões, helicópteros, Barcos,etc., poderão ser utilizados apenas para diversão ou também para competição. Um modelo controlado por rádio é composto pelo modelo em si, normalmente montado e decorado pelo modelista, que inclui um motor, que pode ser eléctrico ou a combustão, um transmissor e um receptor. A forma de dirigir um modelo é simples. A pessoa possui um emissor (que é alimentado a partir de uma bateria) e este envia um sinal de rádio para o receptor(também alimentado por bateria) que se encontra no modelo. Este transmite os comandos aos modelos que leva a cabo os comandos desejados. De acordo com o tipo de modelo assim este possui comandos diferentes para a sua direcção e velocidade. Estão incluídos circuitos que permitem reconhecer o sinal de rádio e virar, parar ou avançar de acordo com o que se pretende. O aparelho emissor pode ser muito simples, com um conjunto de funções básicas, até um emissor que permite manobrar com uma maior precisão o modelo para que seja possível fazer com que o percurso realizado pelo modelo seja muito mais preciso. Isto é importante em competições. De acordo com cada movimento que se pretende assim é emitido um sinal preciso que indica ao modelo “o que fazer”. Este sinal de rádio é captado pela antena do receptor que estando ligado às engrenagens do modelo faz com que ele vá na trajectória pretendida. (http://www.avimodel.online.pt/radiomodelismo-avimodelonlinept)

Com esta nova modalidade o Sport Clube do Bairro procura projecção a nível nacional e internacional e fundos para investir noutras áreas que apresentam maiores limitações orçamentais e de angariação de fundos.